Usuarios iconotwitterTwitter         rss icono-  RSS.-   Youtube envelope mail icon free vector  Contacte   iconopublicidadPublicidad  222118  Mapa Web logo proveedores 


Noticias de última hora sobre la actualidad en España y el mundo: política, economía, deportes, cultura, sociedad, tecnología, gente, opinión, viajes, moda, .
 
Galicia Noticias
Open menu

LUÍSA COSTA GOMES É A GRANDE VENCEDORA DO XXX GRANDE PRÉMIO DE LITERATURA DST

Información
23 May 2025 - Agenda - Correo electrónico - Imprimir 382 votos
­ ­ ­
­

O Grande Prémio de Literatura dst, um dos mais prestigiados galardões literários em Portugal, distinguiu na sua 30.ª edição a escritora Luísa Costa Gomes com a obra “Visitar Amigos e Outros Contos”.  

O prémio, no valor de 30 mil euros, marca não só o reconhecimento do talento ímpar da autora, como também a celebração de três décadas de promoção da literatura portuguesa por parte do dstgroup.

O júri – composto por José Manuel Mendes (presidente), Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa – justificou a escolha por unanimidade, sublinhando que os contos da autora “surpreendem pela energia narrativa”, revelando “personagens poderosas na sua diversidade sociológica e afetiva”, com uma “recusa da inércia existencial” e uma construção formal que enriquece a experiência de leitura. 

“O Grande Prémio de Literatura dst está há 30 anos a compreender a forma de construção de um mundo mais justo, usando a literatura como ferramenta de descoberta, de trilho, de desbravamento de um caminho iluminado pelos escritores, porque há coisas que só os poetas é que entendem. O livro de contos de Luísa Costa Gomes que vence o Prémio este ano é um perfeito espelho do nosso alfabeto, da nossa gramática sensorial, da nossa forma de existência inquieta, atrevida e ao mesmo tempo espiritual”, afirma José Teixeira, presidente do dstgroup.

Não preterindo nem desconsiderando ficcionistas de elevado reconhecimento a concurso, o júri “chama a atenção, numa zona a consolidar-se por realizações de valia inequívoca, para obras como, entre outras, as seguintes: Toda a gente tem um plano (Bruno Vieira Amaral), Emídio e Ermelinda (Sandro William Junqueira), A Selva Dentro de Casa  (Possidónio Cachapa), Estendais (Gisela Casimiro), Livro da Doença (Djaimilia Pereira de Almeida), Morro da Pena Ventosa (Rui Couceiro), A Vida Airada de Dom Perdigote (Paulo Moreiras)”.

O prémio, este ano dedicado a prosa, recebeu mais de 200 candidaturas, mantendo a consistência e notoriedade que tem consolidado ao longo dos anos.

Para além da cerimónia de entrega do prémio, no Theatro Circo, no dia 28 de junho, esta edição especial, comemorativa dos 30 anos do prémio, contará com uma programação cultural dedicada e inédita, reforçando o papel ativo do dstgroup como um dos principais mecenas privados da cultura em Portugal.

O Grande Prémio de Literatura dst alterna, anualmente, entre prosa e poesia, sendo que, nas últimas edições, distinguiu nomes como Teolinda Gersão, João de Melo, Lídia Jorge, José Viale Moutinho, João Luís Barreto Guimarães e Fernando Guimarães. 

social youtube xornalgalicia   feed-image