Información
Galicia

O ASAREX18 é um exercício especialmente dedicado para a busca e salvamento, tem uma periodicidade anual, cabendo a sua organização ao MRCC Delgada e ao RCC Lages de forma alternada finaliza oxe.

Información
22 Septiembre 2018 217 votos

O exercício tem como principal objetivo exercitar as operações conjuntas e combinadas, no âmbito da busca e salvamento marítimo, de forma a assegurar as qualificações dos elementos envolvidos e elevar os níveis de proficiência operacionais. Por outro lado, a participação de outras entidades nacionais e internacionais, irá aprofundar o conhecimento mútuo sobre diferentes metodologias e procedimentos de operação, melhorar a interoperabilidade e a cooperação entre as várias entidades envolvidas.

Pretende-se também garantir a qualificação dos militares empenhados nas ações de busca e salvamento marítimo, mantidas através do treino cooperativo entre a Marinha, a Força Aérea Portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional, os meios da Proteção Civil e parceiros internacionais dos países convidados.

O exercício é composto por diversos eventos dos quais se destacam o ciclo de conferências, que decorreu no dia 18 de setembro e uma demonstração de capacidades no dia 20 de setembro, entre as 09h30 e as 14h00, no miradouro do Forno da Cal e no cais das Portas do Mar, em Ponta Delgada.

A população em geral terá oportunidade de assistir ao lançamento de equipas de salvamento de paraquedistas, através das aeronaves C130, resgate por via aérea através do helicóptero EH101 da Força Aérea Portuguesa e recuperação de náufragos pela corveta António Enes da Marinha Portuguesa.

A título informativo, em 2017 o MRCC Delgada coordenou 185 ações de busca e salvamento marítimo, resultando 117 vidas assistidas e salvas. Até ao final de agosto de 2018 já foram coordenados 159 casos e assistidas 122 vidas.

Em 2017 o Centro de Coordenação de Resgate das Lages realizou 129 missões das quais resultaram 39 vidas salvas, empenhou aeronaves no total de 389h00 de voo e iniciou, controlou, conduziu e coordenou durante 870h44 as missões e os meios SAR (de busca e salvamento marítimo) no dispositivo Nacional na FIR de Santa Maria.

Em 2018 o Centro de Coordenação de Resgate das Lages já realizou 96 missões, das quais resultaram 19 vidas salvas, empenhou aeronaves no total de 301h57 de voo e iniciou, controlou, conduziu e coordenou durante 870h07 as missões e os meios SAR no dispositivo Nacional na FIR de Santa Maria.

Este exercício conta também com o apoio do serviço Copernicus Maritime Surveillance (CMS) e da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA). O serviço CMS presta apoio as operações marítimas dos seus utilizadores através da entrega, em tempo quasi-real, de produtos derivados de imagens satélite. Estes produtos de observação da Terra permitem obter um panorama de superfície mais esclarecido, apoiando as tomadas de decisão do coordenador da ação em operações de busca e salvamento.

baner denuncia sistemajudicialcorruptoO sistema xudicial é pouco confiable segundo a maioría dos españois. Esta malfunción débese, principalmente, á impunidade dos funcionarios (policías, fiscais e autoridades xudiciais) e dos profesionais privados: avogados, procuradores e os colexios profesionais de ambos.
Esta disfunción xudicial esnaquiza a vida de demasiadas vítimas e ANVIPED foi creada en 2014 para defenderlles e así acabar con esta impunidade da que deriva o seu mal funcionamento.
Debemos crear asociacións para defendernos da "violencia que exerce o Estado" (Foro Social Mundial, 2011) Os xuíces españois case nunca cumpren a lei, polo que só traballamos en casos que incumplan leis europeas (dereito comunitario) para levalos ao Tribunal de Xustiza Europeo...(+)   ¡¡¡ Únete a nos !!!


 


Otros articulos relacionados.....