Información
Agenda de Galicia

O São João de Braga vai a Vigo!

Información
Localidades de Galicia 01 Junio 2018 427 votos

Sábado, 2 de junho, às 12h30 de Espanha, a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB), com o apoio da entidade de turismo Porto e Norte de Portugal, realizará uma arruada pelo centro histórico desta localidade espanhola.

 

Esta acção enquadra-se na promoção do programa das festas 2018 - que este ano se realizam em Braga de 14 a 24 de junho - e conta com a participação, para além de representantes das duas entidades (AFJSB e Porto e Norte), de dois grupos inseridos no cartaz sanjoanino deste ano: o Grupo de Folclore da Universidade do Minho (GFUM) e o grupo Ida e Volta, este último responsável pela organização do Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, que este ano vai para a XXIX edição e que conta também com grupos oriundos de Espanha.

O

? percurso da arruada será o seguinte: 

Horário: 12h30-14h00

Início: Farol de Urzáiz

Percurso: Rua do Príncipe; Praza Porta do Sol; Plaza de la Constituición; Praza Porta do Sol; Rua do Príncipe; regresso ao Farol de Urzáiz.

Sobre o São João de Braga
As festas, de cariz municipal já desde o início do século XVI, continuam a ser o ponto mais elevado do associativismo e das tradições autenticamente bracarenses e um momento do calendário que é a imagem de marca da cidade, líder da região mais festiva de Portugal.

As Festas de São João são indubitavelmente o evento anual de Braga com maior teor histórico e raízes mais desenvolvidas no perfil identitário da população. Não restam dúvidas de que se trata das festividades públicas em honra de S. João Batista mais antigas de Portugal, remontando ao início da nacionalidade, sendo também as que maior afirmação e reconhecimento possuíram quer durante o século XVIII, quer no período compreendido entre o último quartel do século XIX e o primeiro do século seguinte.

Os quadros bíblicos do rio Este, as danças do Rei David e dos pastores, passando pela originalidade detida por qualquer romaria minhota na sua religiosidade, folclore, foguetes, iluminações, concertinas ou cantares as desafio, confirmam a superior genuinidade desta celebração comunitária bracarense.

As maiores e mais antigas sanjoaninas de Portugal!

O programa completo das sanjoaninas bracarenses pode ser consultado no http://saojoaobraga.pt/programa-sao-joao-braga-2018/">site oficial do São João de Braga.

baner denuncia sistemajudicialcorruptoO sistema xudicial é pouco confiable segundo a maioría dos españois. Esta malfunción débese, principalmente, á impunidade dos funcionarios (policías, fiscais e autoridades xudiciais) e dos profesionais privados: avogados, procuradores e os colexios profesionais de ambos.
Esta disfunción xudicial esnaquiza a vida de demasiadas vítimas e ANVIPED foi creada en 2014 para defenderlles e así acabar con esta impunidade da que deriva o seu mal funcionamento.
Debemos crear asociacións para defendernos da "violencia que exerce o Estado" (Foro Social Mundial, 2011) Os xuíces españois case nunca cumpren a lei, polo que só traballamos en casos que incumplan leis europeas (dereito comunitario) para levalos ao Tribunal de Xustiza Europeo...(+)   ¡¡¡ Únete a nos !!!


 

Otros articulos relacionados.....